As propostas de intervenção são uma necessidade específica do edital do ENEM, expressas pela competência V. Como uma Competência separada, é avaliada de zero a 200 pontos, de acordo com uma ordem de eficiência que varia de 40 em 40, graduando, naturalmente, das propostas inexistentes ou muito ruins a propostas coerentes, bem montadas e apresentadas.

As intervenções são resoluções para os problemas que se apresentam nas coletâneas. Não importa qual seja o tema, elas devem ser pertinentes e realizáveis, trazendo soluções práticas, implementáveis e efetivas para um problema específico.

Para conseguir isso, há vários pontos em que se deve prestar atenção. O primeiro é não oferecer propostas generalistas. É muito comum a construção de propostas como “Portanto, as pessoas devem mudar seu modo de pensar” ou “O Governo deveria, então, criar campanhas de conscientização”.

Tais propostas, como é fácil perceber, são tão genéricas que chegam a ser quase subjetivas. Propor que as pessoas mudem seu modo de pensar é muito vago e não traz nenhuma garantia; e campanhas de conscientização são a primeira coisa em que a vasta maioria dos candidatos vai pensar (portanto, é certeza de lugar comum).

Outro tipo de erro é o que se pode chamar de “proposta utópica”, algo que oferece uma solução fácil e irreal, não passível de concretização. Para deixar claro este tipo de engano, sempre dou o exemplo do “salário mínimo de R$ 10.000”.

Tal proposta só funciona como um sonho benfazejo desvinculado de qualquer noção de realidade, pois certamente traria falência de muitas empresas e inflação galopante. Portanto, é uma solução fácil, simplista e irreal, e não é possível concretiza-la. Uma sugestão deste tipo é ainda pior do que “campanhas de conscientização”, pois, além da ineficiência, deixa claro um desconhecimento total dos parâmetros mais básicos da economia.

É muito comum que se busque, na tríade “quem, o quê e onde” um modelo de construção de propostas de intervenção. Isso é trabalhado pela vasta maioria dos professores de redação e está correto. Dizer “quem deve fazer o quê e onde” é muito importante e pragmático, como apontar que “o Governo Federal (quem) deve aumentar a constância e a rigidez das ações de combate a incêndios (o quê) na Amazônia (onde)”.

Todavia, nas aulas e no livro “Redação para o ENEM – o que você precisa saber para escrever melhor”, proponho outro modelo, agregado ao do parágrafo anterior: o modelo da série “O Sócio” (nome original “The Profit”), exibida no Brasil pelo History Channel.

Nela, o empresário Marcus Lemonis resgata ou tenta resgatar empresas à beira da falência de um colapso, entrando com uma quantia em dinheiro para a compra de parte das ações e, principalmente, intervindo nas empresas de forma muito pragmática e efetiva.

Uma vez que Lemonis tem vasta experiência em administração de negócios, consegue ver e prever que ações serão mais efetivas para a situação específica de cada empresa, e ele as propõe/impõe e procura fazer com que suas ideias e direcionamentos sejam efetivados. Sempre, são ações — ou propostas de intervenção — que dão resultados.

É preciso dizer que, por vários motivos, muitas vezes os/as proprietários/as das empresas se negam a seguir as determinações de Lemonis, o que leva a rompimentos de acordos. Todavia, nas ocasiões em que as proposições do empresário são efetivadas, as empresas se recuperam e saem do prejuízo e quase falência para a produtividade e o lucro.

Desse modo, fica claro como “O Sócio” pode ser pensada como um modelo para a construção de intervenções. Nas aulas de meus cursos de redação, sempre utilizo o conteúdo do meu livro (Capítulo 14), associado ao assistir comentado de episódios de “O Sócio”, o que faz com que estudantes não só entendam o que deve ser uma intervenção efetiva como ganhem perspectivas que podem levar para vários setores e momentos de suas vidas.

A série “O Sócio” pode ser assistida na programação regular do History Channel, e episódios mais antigos (todos válidos para nossos objetivos aqui) podem ser vistos em seu canal do YouTube, bastando procurar pelo nome da série).

Fechar Menu