O livro “Redação para o ENEM – o que você precisa para escrever melhor” foi pensado e escrito para fornecer um modelo de textos exclusivo para o ENEM, pensando atender a todas as exigências das 05 competências exigidas nesta prova.

Por conta disso, o modelo visual que uso no livro tem a intenção de fornecer axs alunxs um guia prático que xs ajude a montar redações que sejam, o máximo possível, eficientes para o ENEM. Isso quer dizer que toda a argumentação tem que, além de subsidiar a tese defendida, ser coroada pela exposição das propostas de intervenção (que, sugiro, sejam colocadas no último parágrafo, para criar um fechamento inequívoco e natural para o texto). O modelo visual com o qual trabalho, e que está ilustrado abaixo, divide o texto em 05 parágrafos de 06 linhas cada (o ENEM pede uma dissertação-argumentativa de, no máximo, 30 linhas). O primeiro parágrafo abarca a apresentação do tema e a tese (colocada sempre nas 02 últimas linhas); os parágrafos de 2 a 4 são os de defesa da argumentação/tese e o 5º parágrafo abarca a retomada (nas duas primeiras linhas) e as propostas de intervenção.

Modo visual utilizado no livro

Este modelo, como se pode presumir, é bastante específico para o ENEM, mas certamente pode ser adaptado para outros exames e vestibulares. Basicamente, toda e qualquer dissertação-argumentativa pode se valer da divisão do modelo estrutural usada nos parágrafos de 1 a 4.

As proposições estruturais gerais do modelo visual, de se apresentar o tema e a tese no primeiro parágrafo, e de se construir a defesa da tese nos parágrafos de 2 a 4, são válidas para a escrita de qualquer texto dissertativo. A única mudança necessária seria a do 5º parágrafo: nele, não estariam presentes as propostas de intervenção exigidas pela Competência V do ENEM, mas seria feita a retomada do tema e da tese.

A imagem acima ilustra como isto seria representado graficamente, com a retomada feita no 5º parágrafo sendo representada pela grande seta circular. É importante ressaltar que uma dificuldade que se apresentaria nesta alteração do modelo é que a retomada do tema e da tese deve ser feita, preferencialmente, sem a repetição excessiva – e, preferencialmente, sem nenhuma repetição – das palavras e expressões usadas na introdução.

Portanto, para a construção de uma boa conclusão de dissertação, exige-se repertório lexical dxs estudantes. Ainda mais em uma situação de pressão durante uma prova, isto pode ser uma dificuldade, mas, notadamente, se xs alunxs conseguirem retomar tema e tese sem demasiadas repetições, reforçando e pontuando em definitivo a opinião defendida, as exigências das dissertações-argumentativas estarão cumpridas.

Fechar Menu