Para boa parte dxs estudantxs, janeiro é época de descanso e lazer, de viajar, ficar em casa, sair com a galera… Muita gente tem o hábito de maratonar séries (assistam Atypical, uma original Netflix sobre autismo e aceitação das diferenças, com vários momentos em que o bullying entra em cena), o que pode ser um começo muito interessante para o que vou falar aqui

Tempo é essencial para aproveitar oportunidades. Por isso, as férias são um período muito bom para estudantes aproveitarem uma oportunidade que pode abrir muitas portas: o aumento do repertório. Como se sabe, o repertório é o conhecimento cultural de cada um, e é extremamente importante: ajuda na interpretação de textos, na construção do raciocínio e na escrita das redações.

No ENEM, a Competência II é toda sobre repertório: ela exige que se articule, dentro da estrutura do texto, um repertório sociocultural extra-coletânea, ou seja: algumas referências que não estão citadas nos textos fornecidos como suporte ao tema da dissertação exigida. Em vestibulares como os da FUVEST e VUNESP, o repertório ajuda imensamente a elaborar perspectivas e argumentação. Sendo assim, é fácil notar que um repertório vasto é essencial. Quanto mais referências xs estudantxs tiverem à sua disposição, mais fácil será escrever, e mais possível será vencer desafios de textos muito específicos, como o do último ENEM, que tratava da democratização do cinema.

No 1º parágrafo da redação modelo fornecida no post de 13/11/19, Platão e a assim chamada “Alegoria da caverna” são os referenciais que utilizei para abordar o cinema, tocando na questão de sua invenção.

Pode parecer estranho, mas foi o filósofo grego que inventou o cinema, mas só sabe disso quem conhece ao menos um pouco de cinema e consegue relacionar a sétima arte com a alegoria platônica.

Portanto, além de maratonar séries, devorem animês (vejam Kill la Kill e Kujira No Kora, na Netflix) e mangás (leiam The God’s Lie, Beastars, Atelier of Witch Hat e Moriarty), detonem games (joguem Journey/PS3, Horizon/PS4, Detroit Become Human/PS4 e Lenin The Lion/Steam)…

Leiam quilos e quilos de histórias em quadrinhos (Sandman, Watchmen, Reino do Amanhã, Elektra Assassina, Persépolis…) e escutem boa música (St. Vincent, Florence and The Machine), vão ao teatro e a exposições (vejam as programações culturais)…

Esta variedade também é de extrema importância: quanto mais contato se tem com diferentes linguagens, mais se apreende estruturas de comunicação e argumentação que vão auxiliar a configurar o pensamento e a construir bons textos. Por isso, aproveitem as férias para ouvir, ler, assistir e apreciar tudo o que puderem, sempre tentando pensar a respeito das obras de arte e tentando relacionar sua mensagem com outras coisas que já conheçam.

Fechar Menu