Como escrever uma boa redação para o ENEM? Existem inúmeras abordagens, cada uma com suas características distintivas e direcionamentos específicos. Por conta dessa diversidade de pontos de vista oferecidos por livros e professorxs, muitas vezes xs alunxs podem se sentir perdidxs sobre o que adotar como estratégia de composição de textos.

Pensando nisto, o método do livro “REDAÇÃO PARA O ENEM – o que você precisa saber para escrever melhor” foi derivado da raiz mais simples de toda a dúvida: o edital do exame. Uma análise atenta do edital aponta claramente para a estruturação de ideias, que está presente textualmente em três das cinco competências exigidas (a II – a mais importante, a III e a IV).

Além disso, a ideia geral foi aproveitar as características dxs jovens das novas gerações, que tem o raciocínio não-linear e muito pautado pela visualidade. Por isso, oferece-se como eixo da composição de redações uma estrutura modelo visual que ajuda a organizar as ideias, a tese e os argumentos, e que também define um espaço privilegiado para as propostas de intervenção, cuja composição é claramente um dos pontos-chave do ENEM.

Mais do que isso, a percepção mais profunda que guia todo o livro é a de que é necessário fornecer axs estudantes bases sólidas e ao mesmo tempo elásticas para construírem seu pensamento. Por isso, boa parte da obra tem a função de fornecer parâmetros para isso. A proposta não é dizer axs jovens O QUE pensar, mas COMO pensar e expressar esse pensamento de maneira organizada e – principalmente – diferenciada.

Por conta disto, há um capítulo inteiro de referências de várias áreas que podem ser usadas como suporte às argumentações, inseridas dentro da estrutura visual na qual o livro se baseia. Há também um capítulo de exercícios criativos e outro, chamado “Referências-Base”, que fornece modelos de estruturação associativa de referenciais que podem ser usados em textos de diferentes temas, sempre com orientações precisas sobre estas aplicações.

Para potencializar os resultados e ajudar ainda mais xs jovens a ampliar sua capacidade de organização e de expressão de seus pontos de vista, são fornecidos instrumentos simples e eficientes para a inserção de citações, para a formação de paráfrases e para a construção de analogias, juntamente com orientações sobre um modo eficiente de ler a coletânea, sobre como realizar com precisão a leitura de imagens e sobre como lidar com dados fornecidos por tabelas, gráficos e estatísticas.

Todos esses recursos podem ser usados por alunxs e por professorxs. Xs alunxs aprendem um jeito fácil e eficiente de ampliar seu horizonte de pensamento e de produzir seus textos; professorxs podem aplicar integral ou parcialmente o método em suas aulas, sem que isso invalide suas próprias abordagens pedagógicas. Como o livro e o método tem conseguido resultados animadores, vale a pena experimentar.

Fechar Menu